quarta-feira, 22 de setembro de 2010

26 anos de sonhos, lutas e conquistas

"Ano de 1984, o Brasil vivia um período de intensas mobilizações de massas. Milhões saiam às ruas das principais cidades para derrubar o que ainda restava de Ditadura Militar e conquistar o direito de eleger pelo voto direto o Presidente da República. Era o movimento “Diretas Já” que tomava conta de todo Brasil.

É nesse contexto, que no dia 22 de setembro de 1984 centenas de jovens de todas as regiões do país se reúnem na Assembléia Legislativa de São Paulo e lançam o manifesto de fundação da União da Juventude Socialista. Da tribuna se anunciava: “Somos jovens operários, camponeses, estudantes, artistas e intelectuais. Buscamos o futuro e a liberdade, os direitos que nos são negados, a esperança banida, a vontade subjugada”. Ali começava a história de sonhos, lutas e conquistas da União da Juventude Socialista."


Durante 26 anos inúmeros jovens se emocionaram com as lutas da UJS por um Brasil justo. Lembro-me perfeitamente bem  da noite em que decidi me filiar.
Na noite do dia 02 de Agosto de 2009, Rio de janeiro, na calçada da UFRJ.   Esperando a van chegar para  nos levar ao alojamento. Um senhor de uns 80 anos, moreno, sujo, voz cansada pelas lutas de tantos anos, vem em minha direção com um saco vazio na mão e me pede qualquer coisa para comer. Diversas pessoas já me pediram comida, mas com aquele senhor oque eu senti  foi diferente, eu não sei se foi a forma triste de falar dele, ou por causa da hora, já passava da meia-noite. Entreguei um pacote de biscoito a ele, virei e começei a chorar descontroladamente e meus amigos perguntavam porque eu chorava. Naquele momento eu viajava por todos os lugares do mundo onde as pessoas assim como aquele senhor passavam fome e frio, e senti a dor de todos eles. Não tive dúvida a partir daquele momento eu seria militante da União da Juventude Socialista. E iria ajudar a tranformar esse país em um Brasil muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua intenção?