domingo, 13 de fevereiro de 2011



Entrei em casa e me deparei com um papel... Um papel comum e nele estava escrito o nome da minha mãe, com letras mal desenhadas, típicas de quem não sabe escrever nada além do nome. Refleti sobre a vida dessa mulher. Que começou a trabalhar cedo na roça, não freqüentou a escola, e fugiu de casa com 17 anos, por causa da brutalidade dos pais. Não desistiu... Foi morar na Capital com a irmã. Conheceu meu pai, namorou, casou, teve filhos, passou fome, veio morar no interior. E só viu sua mãe novamente no caixão. E não desistiu... Nunca apanhou do meu pai, porque nunca ia permitir, mas sofreu quando ele chegava embriagado em casa, quase todos os dias. E quando também embriagado, sofreu um acidente e quase morreu. Ela não desistiu... Quando os filhos começaram a beber o sofrimento triplicou. Quando ela viu o filho bater no pai e vice-versa ela entrou no meio e chorou... Mas não desistiu. E cada vez que ficava nervosa, e a depressão chegava, ela não conseguia mais comer sozinha, tomar banho, se vestir sozinha, falar...  Mas ela não desistiu, nós não desistimos.  Minha mãe é forte e doce. E eu tenho um orgulho tão grande dela, apesar do seu jeito desajustado, de não saber direito o que falar, e falar muito mesmo assim. E o que eu mais gosto na minha mãe é sua presença, é tê-la por perto, é sentir seu abraço e ver seu sorriso. Ela é a pessoa mais sorridente que conheço. Adoro vê-la sorrir. Ninguém que a conheça agora imaginará quanto sofrimento já passou. E eu sei que hoje, mais do que nunca ela está bem, porque ela nunca desistiu... Nunca desistiu de nós, nunca desistiu de ser feliz!

2 comentários:

  1. mãe é o ser mais belo a palavra mais doce!!
    eu sei porque sou filha e sou mãe, tenha sim sempre orgulho, pois não tem no mundo amor maior que esse, ela um dia não estará ao seu lado fisicamente mas só em saber que ela te deu tudo e fez tudo por você, e que a recíproca foi verdadeira, você terá sempre ela junto de ti!!
    bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida.

    Seja sempre bem vinda.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Qual a sua intenção?